Direitos Humanos e a Justiça no Islam


Assalamu Alaikum

Hoje vamos falar sobre um assunto polêmico em todo o mundo, os direitos humanos e a justiça, ao contrário do que muitos pensam o Islam é a religião que mais prega os direitos humanos e a justiça entre a humanidade, hoje em dia é tão comum de se ver casos de abusos de poder, de ofensas, e muitas vezes isso fica no esquecimento ou as vezes nem é dado a devida importancia.
O Islam fornece muitos direitos humanos para o individuo. A seguir vamos citar alguns desses direitos humanos que o Islam protege:
A vida e propriedade de todos os cidadãos em um estado islâmico sao consideradas sagradas, seja essa pessoa muçulmana ou não. O Islam também protege a honra. Portanto, no Islam, insultar ou ofender pessoas ou caçoar delas não é permitido. O Profeta Muhammad (saw) disse: " Verdadeiramente seu sangue, sua propriedade e sua honra são invioláveis."
O racismo também não é permitido no Islam, por que o Alcorão fala de igualdade humana nos seguintes termos:
§ Ó humanos, Nós os criamos de um macho e uma fêmea e os separamos em nações e tribos para que conhecessem uns aos outros. Verdadeiramente, o mais nobre entre vocês é o mais piedoso, Verdadeiramente Deus é Onisciente § ( Alcorão, 49:13)
O Islam rejeita que certos indivíduos ou nações sejam favorecidos por conta de suas riquezas, poder ou raça. Deus criou os seres humanos como iguais que são para serem distinguidos uns dos outros apenas com base na sua fé e piedade. O Profeta Muhammad (saw) disse: § Ó povo ! Seu Deus é um e seu pai (Adão) é um. Um árabe não é melhor que um não-árabe e um não-árabe não é melhor que um árabe, e uma pessoa vemelha (isto é branco tingido de vermelho) não é melhor do que uma pessoa negra e uma pessoa negra não é melhor que uma pessoa vermelha, exceto em piedade.§
Um dos maiores problemas hoje enfrentado pela humanidade é o racismo. O mundo desenvolvido pode enviar um homem a lua mas não pode impedir o homem de odiar e combater seu semelhante. Desde os dias do Profeta Muhammad (saw) o Islam forneceu exemplos vividos de como o racismo pode ser terminado. A peregrinação anual (Hajj) á Meca mostra a irmandade islâmica real de todas as raças e nações, quando em torno de dois milhões de muçulmanos de todo o mundo vão a Meca fazer a peregrinação.
O Islam é a religião da justiça. Deus disse: § Verdadeiramente Deus ordenou que devolvais o que lhes foi confiado a seus donos, e que quando julgardes entre as pessoas, que julgueis com justiça...§ (Alcorão, 4:58)

E Ele Disse:

§ E sede justos. Verdadeiramente, Deus ama aqueles que são justos. (Alcorão, 49:9)

0 comentários:

Postar um comentário